Dia da ONU

Dia 24 de outubro é o Dia da Organização das Nações Unidas, a famosa ONU. Você já deve ter ouvido falar dela, certo? Mas como ela surgiu e para que ela serve? Convidamos você a conhecer essa importantíssima associação.

Tudo começou quando os países que venceram a Primeira Guerra Mundial se reuniram em Paris, na França, no ano de 1919, para assinar um acordo de paz e fundar a Liga das Nações. O objetivo dessa organização era evitar que outras guerras acontecessem. Em setembro de 1939, Adolf Hitler, o ditador nazista da Alemanha, começou a Segunda Guerra Mundial. Com o fracasso da missão de manter a paz no mundo, a Liga das Nações foi oficialmente extinta em 1942.

Mas aí a Segunda Guerra terminou, e, no dia 24 de outubro de 1945, representantes de 47 países participaram de uma conferência em São Francisco, nos Estados Unidos, e criaram a Organização das Nações Unidas. O objetivo? O mesmo da Liga das Nações: lutar pela paz no mundo.

A ONU é, portanto, resultado do trabalho de pessoas que queriam resolver os conflitos mundiais por outros caminhos que não fossem a guerra. Esse ideal de paz resultou na elaboração, em 1948, da Declaração Universal dos Direitos Humanos, um dos feitos mais destacáveis da Organização.

Atualmente

Hoje a ONU conta com a participação de 193 países. Seus objetivos também cresceram: agora ela quer manter a segurança no mundo, construir relações amigáveis entre as nações, promover progresso social, melhores condições de vida e proteger os direitos humanos.

Mas não são só países que fazem parte da ONU. Ela também é formada por organismos especializados, como a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Banco Mundial, além de outras entidades especializadas em comércio, agricultura e meteorologia.

Desde a época de sua fundação até hoje, a Organização só tem aumentado. Alguns países entraram bem cedo na ONU e continuam firmes e fortes, como o Brasil, que foi um dos 51 países fundadores e participa desde 1945. As principais reuniões acontecem uma vez por ano, pelo menos, com os líderes de todos os países-membros, na Sede, que fica em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Por ser uma organização tão grande, é claro que alguém precisa coordenar e pôr ordem nas reuniões, certo? A ONU é liderada pelo secretário-geral, que normalmente é nomeado pelos países-membros nas assembleias gerais. Ele não pode ser presidente de nenhum país, mas deve ter um papel político importante e ser engajado na defesa da paz mundial.

E como a ONU é sustentada? Alguém tem de arcar com as despesas, não é mesmo? O orçamento da ONU funciona assim: cada país pode doar uma quantia de dinheiro para a organização. Esse dinheiro é principalmente usado nas missões de paz da ONU, que acontecem em regiões conturbadas, com o objetivo de dissolver os conflitos.

ONU e as crianças

Tudo isso parece muito bonito e importante, mas o que a ONU tem feito pelas crianças de todo o mundo? A Organização conta com um órgão específico para a infância. É o Fundo das Nações Unidas para a Infância, o famoso Unicef, criado em 11 de dezembro de 1946. Seus primeiros programas ajudaram milhões de crianças, após a Segunda Guerra, na Europa, no Oriente Médio e na China.

A ONU também promulgou a Convenção sobre os Direitos das Crianças, que é uma espécie de Carta Magna para meninos e meninas de todo o mundo, pois tem força de lei nos países que a ratificaram. A propósito, a Convenção sobre os Direitos da Criança conta com 54 artigos e é o documento de direitos humanos mais aceito na história mundial! Você pode conhecer mais sobre ela no portal infantil do Unicef.

No Brasil, o Unicef teve participação fundamental em várias medidas destinadas às crianças. Na década de 50, logo quando começou, ele promoveu a política nacional de merenda escolar, além de campanhas de vacinação e nutrição. Ao longo das décadas, o Unicef propôs diversas ações no País, juntou-se aos governos, às empresas e à sociedade, fez campanhas no rádio, na TV, nos jornais, revistas e, mais recentemente, nas redes sociais! É tanta coisa! Mas tudo com o mesmo objetivo: garantir uma vida melhor para os brasileirinhos.

Mário Volpi, que em 2009 coordenava o Programa de Cidadania dos Adolescentes, explicou que o órgão sempre pensa em soluções para propor ao governo. “Por exemplo, o Unicef apoiou vários projetos que ajudam a tirar as crianças do trabalho infantil. Quando esses projetos começaram a dar resultado, foi elaborado um grande projeto para eliminar o trabalho infantil. Foi ele que acabou dando origem ao Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI)”.

ONU e a Câmara dos Deputados

Sabia que o Unicef acompanha os projetos de lei formulados na Câmara? “É no Congresso que podemos assegurar as leis que vão proteger e ampliar os direitos da criança”, comentou Mário Volpi. Ele destacou que muitas vezes o Unicef é convidado a dar sua opinião nas audiências públicas que discutem sobre os direitos da criança, e o órgão faz questão de participar.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos