Inscreva-se no Câmara Mirim 2021 – edição virtual!

Um novo ano começou, mas a pandemia infelizmente continua. Diante disso, a comissão organizadora do Câmara Mirim optou por não realizar eventos presenciais em 2021. A decisão está longe de ser o que desejávamos, mas é o melhor a fazer, nas atuais circunstâncias. Não podemos expor educadores e estudantes aos riscos de uma aglomeração antes que todos possam ser imunizados.

Mas quem disse que o Câmara Mirim só é possível se houver eventos presenciais? Em dezembro do ano passado, realizamos um piloto de um Câmara Mirim virtual. Foi tão bom, e os retornos que recebemos foram tão positivos que resolvemos fazer de 2021 uma edição virtual.

O que é Câmara Mirim?

É um programa educativo em que estudantes do ensino fundamental vivem a experiência de serem parlamentares, elaborando, debatendo e votando projetos de lei na Câmara dos Deputados.

Quem pode participar?

As inscrições são abertas a estudantes regularmente matriculados do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, em escolas públicas ou particulares de todo o Brasil.

Como participar?

Acesse o formulário e inscreva seu projeto de lei até 02 de julho de 2021. As propostas inscritas seguirão para uma equipe de consultores, que selecionará as três melhores. A data prevista para a divulgação do resultado é 06 de agosto de 2021.

Clique aqui para conferir o regulamento na íntegra.

“Mas eu nunca fiz um projeto de lei!”

Quer participar, mas não sabe por onde começar? A Tininha mostra a você como proceder!

Como vai funcionar a edição virtual?

Os autores dos três projetos de lei selecionados participarão de dois eventos virtuais via Zoom, transmitidos nos canais da Câmara e do Plenarinho no Youtube.

No primeiro evento, a Reunião Mirim, eles viverão a experiência de defender suas ideias em uma reunião de comissão parlamentar, diante de outros deputados mirins. No segundo, a Sessão Mirim, participarão de uma sessão plenária virtual para votação dos três projetos de lei.

Ah! E a proposta pode virar lei de verdade! Várias ideias do Câmara Mirim inspiraram os deputados e estão sendo debatidas pelas Comissões da Casa.

Como ficam os projetos de lei enviados em 2020?

Se você já tinha enviado seu projeto de lei em 2020, não se preocupe! Ele será analisado juntamente com os de 2021. E, se a sua proposta enviada em 2020 for uma das vencedoras, você poderá participar do Câmara Mirim 2021, mesmo que já esteja no 1º ano do Ensino Médio.

Quando ocorrerão os eventos virtuais?

O período previsto é entre os dias 20 e 22 de outubro de 2021. As reuniões de comissão ocorrerão em dois dias para contemplar estudantes do período matutino, em um dia, e do período vespertino, no outro.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

4 Comentário(s)

  • by Elainy Aparecida de Souza postado 03/03/2021 13:11

    olá! Estou Vereadora no Município de Limeira do Oeste – MG. estou conhecendo o Câmara Mirin, gostei muito. parabéns! muito interessante.

    • by Turma do Plenarinho postado 03/03/2021 15:10

      Oi, Elainy! Que bom que gostou! Já respondemos a sua mensagem lá no nosso e-mail, tá? Abraços da Turma!

  • by Ademar Benevides postado 02/04/2021 18:40

    Eu sou um funcionário aposentado da Assembléia Legislativa do Ceara, eu como participante de uma administração municipal de Guaiuba, Cearå, criei a Camara Mirim dos Jovens de Guaiuba, na época a primeira do estado, foi muito interessante, pois o prefeito acatou todas as decisões da Câmara Mirim, A Camara Mirm foi formada dos alunos que sobraram da eleição do prefeito Mirim, foi eleito o prefeito e vice, e os que sobraram formamos a Câmara, fizemos a eleição da mesa diretora.

    • by Turma do Plenarinho postado 05/04/2021 12:42

      Uau, Ademar, que história mais legal! A gente adorou saber! Educar crianças e jovens para a política é um desafio e tanto, mas faz muita diferença! Abraços da Turma!

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos