Paixão pela Matemática

Enquanto muitos quebram a cabeça, ela se maravilha com as infinitas possibilidades proporcionadas pelos números. Catarina Xavier tem 13 anos e cursa o 8º ano no Colégio Agostiniano Mendel, em São Paulo. A paixão pela matemática surgiu bem cedo. “Foi no primeiro ano que eu conheci a matéria e eu já me apaixonei”, conta.

Mas a paixão teve altos e baixos. Quando estava no 6º ano, Catarina teve dificuldade com conteúdos como perímetro e cálculo de áreas. “Eu falei pra mim mesma que matemática não era mais a minha matéria preferida”, lembra a estudante.

Ao saber disso, sua mãe, a contadora Evelise Xavier, logo falou que ela não podia desistir. E lançou um desafio pra filha. Como Catarina adora vídeos e inclusive já tinha tentado ter um canal no YouTube, ela sugeriu uma nova tentativa. Mas, desta vez, com Catarina explicando matemática para jovens internautas como ela.

Deu super certo! Catarina é uma menina super comunicativa e carismática, e já conquistou quase 30 mil inscritos em seu canal CatMat. Lá, ela explica, de forma divertida, questões como frações, raiz quadrada, mínimo múltiplo comum e até faz funk para falar da classificação dos ângulos.

A magia dos números

 

“Várias coisas me atraem muito em ensinar matemática. Uma delas é como um número pode se tornar outro com uma simples ação de dividir, multiplicar, subtrair… Eu acho isso muito incrível!”, observa. Para Catarina, a matemática é um “bicho-papão” para muita gente porque é comum, desde cedo, escutar que a matéria é difícil e chata. “Mas se você conhecer a matemática do jeito que ela verdadeiramente é, você vai ver que é uma matéria incrível”, garante.

Além da Matemática, Catarina adora Ciências e acredita que, no futuro, vai estudar algo relacionado a essas matérias, como Engenharia, Biologia ou Química. Entre suas inspirações, ela cita todas as professoras que já teve. Mas uma pessoa tem um papel especial: sua mãe, que sempre a incentivou. Catarina também conta com o precioso apoio de seu pai, José Roberto Xavier, na edição dos vídeos e do irmão, Diego Xavier, na conferência dos conteúdos.

Como uma boa influencer, ela tem um recado para as garotas e garotos da sua idade. “Não desistam dos seus sonhos. Pode ser o sonho mais impossível do mundo, mas não desistam. Tenham muita fé, esperança e dedicação que dará certo”. Palavras de quem quase desistiu, mas foi em frente e hoje brilha nas redes ajudando e inspirando muita gente.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos