Câmara Mirim 2023 – raio-x das inscrições

Depois de três anos sentindo o impacto da pandemia no número de inscrições, o Câmara Mirim comemora 557 PLs recebidos em 2023! O número é menor em comparação com outras edições presenciais, mas representa uma importante recuperação em relação às virtuais.

Quer saber mais sobre como foram as inscrições nesta edição? A gente conta!

De onde vieram os projetos de lei?

Neste ano, tivemos a alegria de receber PLs de todas as regiões do Brasil, vindas dos estados do Acre, Amazonas, Rondônia, Tocantins, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Os mineiros se destacaram, respondendo por mais da metade dos PLs enviados (319, ou 57,27%).

Quem são os autores?

Estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental enviaram PLs para o Câmara Mirim. Mas os campeões de inscrição foram os estudantes do 7º ano, com 30,52% dos projetos de lei, seguidos de perto pelo pessoal do 9º ano, com 29,44%.

A faixa etária predominante é de 12 a 15 anos (corresponde a 88,14% do total).

Como em anos anteriores, as autoras foram maioria, mas a diferença entre elas e eles diminuiu bastante: foram 278 inscrições de meninas e 275 de meninos. 4 estudantes declararam “outros”, como gênero.

Temas

O ambiente escolar foi tema de uma quantidade expressiva de PLs – mais de ⅓ deles (35,19%, mais precisamente). Como era de se esperar, muitos falam de segurança, refletindo a preocupação de crianças e jovens com os recentes ataques violentos a escolas e creches. Mas a meninada também reivindica aulas mais dinâmicas e interessantes e a introdução de novas disciplinas, como educação financeira, empreendedorismo e Libras.

O segundo tema mais abordado foi saúde, com quase ¼ dos PLs (24,42%). Promoção da saúde mental, vacinas, melhorias na saúde pública e o incentivo à prática de atividades físicas estão entre os assuntos mais lembrados. Mas chamou-nos a atenção que haja também muitos projetos de lei dedicados à saúde dos idosos, revelando um olhar sensível para toda a sociedade.

Os PLs agora estão sendo analisados por uma super equipe de consultores que vai escolher três deles para serem discutidos aqui em Brasília, em outubro. Fique de olho e cruze os dedos: o resultado sai no dia 4 de agosto!

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

4 Comentário(s)

  • by Sara gabrielly postado 01/08/2023 00:43

    Quero mtt ganha no câmera Mirim, msm q perdi a votação sou da chapa da “sociedade” mas tdas chapas foram excelentes

    • by Turma do Plenarinho postado 01/08/2023 12:31

      Difícil controlar a expectativa, né, Sara? Mas dia 4 sai o resultado! Abraço da Turma!

  • by Márcia Rodrigues de Azevedo postado 02/08/2023 13:52

    Interessante o Raio X das inscrições. Também ficamos felizes por conseguir encaminhar projetos que eram de interesse nacional. Os temas relacionados a saúde e segurança foram os destaques em Governador Celso Ramos, inclusive nos projetos de interesse municipal. Seguimos firmes e comprometidos apesar das dificuldades que permeiam o Programa. Sucesso e felicidades para todos.

    • by Turma do Plenarinho postado 02/08/2023 14:29

      Sucesso para nós e para todos que trabalham na missão de educar para a democracia, Márcia! Abraços da Turma!

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos