Educadores destacam impactos do Câmara Mirim

“Não tem nada que supere a emoção de entrar no Plenário da Câmara dos Deputados, de sentar numa cadeira de um deputado, de ser um deputado mirim por um dia. Essa é uma experiência que com certeza eles levam para uma vida toda e compartilham com colegas e familiares”. Essa frase é do professor Joel Luís Corrêa, do projeto Vereador Mirim, da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul/SC. Ele veio acompanhando 22 alunos participantes do projeto na sua cidade, que participaram do Câmara Mirim 2023.

Joel destaca que, desde o processo de seleção, os alunos percebem que uma proposta que surge de um aluno de qualquer cidade do Brasil pode vir a se transformar numa lei para o País todo. “Eles percebem como a ideia deles é importante e como pode ser ouvida”, disse o professor.

Opinião parecida tem a professora Maryanne de Oliveira Vilaça, educadora participante do projeto Escola Cidadã Ibirité/MG, que trouxe 50 alunos a Brasília para o Câmara Mirim 2023. O projeto, que integra toda a rede de ensino da cidade, proporciona aos estudantes a oportunidade de ocupar a função de prefeitos e vereadores mirins. Maryanne conta que os alunos que participaram do Câmara Mirim fizeram uma votação na escola e foram eleitos. “Muitos meninos não têm noção do que é a política, acham muitas vezes que é algo ruim, mas aqui eles sentem a importância da política e percebem que a democracia é importante para a construção de seus direitos.”

A coordenadora pedagógica do Programa Vereador Mirim da Câmara de Vereadores de Blumenau, Adriane Sasse, explica que a iniciativa existe há 23 anos. Adriane destaca que, para trazer os estudantes, ela contou com todo o apoio da Câmara de Vereadores de Blumenau. “Eles estão encantados, aproveitando cada minuto em Brasília, com preocupação de acertar, de aprender. Isso é gratificante para nós, profissionais, que acompanhamos eles no dia a dia”, salientou.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos