Além de sede dos três Poderes da República, Brasília é Patrimônio Cultural da Humanidade. Os autores dos projetos selecionados para o Câmara Mirim descobriram o porquê desse título em um city tour pela cidade. Eles conheceram a Torre de TV, a Catedral, o Santuário Dom Bosco, a Praça dos Três Poderes, além de fazerem uma visita guiada pela Câmara e Senado.
Karine Garito veio de Contagem (MG) e ficou impressionada especialmente com a Câmara dos Deputados. “Foi incrível. O que achei mais interessante é que é muito grande. Eu achava que era bem menor, mas quando cheguei e vi aquele monte de salas… meu Deus!”. Acostumada com as montanhas de Minas Gerais, Karine destacou ainda o horizonte livre da capital do País.
Essa geografia tão diferente também chamou a atenção do outro mineiro da turma – Henrique de Sousa, de Ibirité. “Aqui não tem montanha, não tem morro, é tudo retinho. Deve ser gostoso demais caminhar aqui”, brincou o estudante, que se surpreendeu com a Catedral Metropolitana de Brasília, com a visão panorâmica do mirante da Torre de TV e só lamentou não ter visitado o Estádio Mané Garrincha.
Acessibilidade falha
O pernambucano Elton Cauã também adorou a cidade e os pontos turísticos visitados, especialmente as galerias do Senado. Mas fez uma observação bem importante sobre o Espaço Lúcio Costa, que fica no subsolo da Praça dos Três Poderes e abriga uma maquete gigante de Brasília, com 179m².
“O elevador que tem lá não funciona e isso dificulta a acessibilidade de cadeirantes, quem quiser conhecer não vai conseguir. Isso é um absurdo, principalmente em uma cidade grande como Brasília”, criticou. Ainda assim, Elton classificou o breve passeio pela capital como uma experiência inesquecível, assim como Karine e Henrique.
Que bom que a nova geração está atenta a questões tão fundamentais quanto a acessibilidade em espaços públicos. A gente espera que os/as responsáveis por lugares como esse tomem as providências necessárias e urgentes para que todos e todas possam descobrir novos destinos sem nenhum obstáculo.
>> O Plenarinho tem um mapa interativo super divertido, cheio de informações interessantes sobre a nossa capital! Vem conhecer Brasília com a gente! <<
Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários
Comente!