Câmara Mirim 2023 – Combate ao Capacitismo Escolar

Celebrar a diversidade e naturalizar as diferenças. Essa é a intenção de um dos projetos de lei selecionados para o Câmara Mirim 2023.

A proposta estabelece 22 de setembro como o Dia de Combate ao Capacitismo Escolar, como é chamado o preconceito contra pessoas com deficiência.

  Autor da ideia, o pernambucano Elton Lima considera importante haver um momento dedicado à conscientização e sensibilização de estudantes, professores/as e funcionários/as sobre questões relacionadas às pessoas com deficiência. “Vários fatores me motivaram a escrever o PL: o convívio com meu primo Miguel, que tem síndrome de Down, e meu convívio diário com alunos especiais dentro da minha escola, que é referência municipal em inclusão”, conta.

Elton tem 14 anos, mora em Petrolina e estuda na Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos, que tem mais de 70 alunos com algum tipo de deficiência. “O combate ao capacitismo leva à justiça e igualdade escolar, garantindo que todos os alunos tenham acesso à educação e sejam tratados com respeito e dignidade. Além disso, estamos valorizando e aproveitando o potencial humano de todos os estudantes, independentemente de suas habilidades e limitações”, argumenta o jovem. Ele lembra ainda que o ambiente escolar deve ser seguro, inclusivo e livre de discriminação para todos.

Contando as horas para vir para Brasília, Elton Lima tem passado os últimos dias em intensa preparação para o Câmara Mirim, debatendo o assunto com colegas e professores. Em seu tempo livre, o jovem gosta de ler, nadar no rio São Francisco e jogar vôlei – aliás, ser um grande jogador é seu maior sonho.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos