O que você imagina quando ouve a palavra Frente Parlamentar? Parece esquisito? Então, vamos por partes para poder explicar mais fácil o que isso quer dizer.
De acordo com o Dicionário Aurélio, frente pode ser muitas coisas como o lado dianteiro, a face, um local de combate, a presença de uma pessoa, e etc. O mesmo dicionário diz que parlamentar é ato de entrar em negociações; conferenciar. É também o nome dado aos membros do Congresso Nacional, das assembleias ou câmaras legislativas.
No nosso caso, vamos usar dois desses significados: frente (local de combate) e parlamentar (membros do Congresso Nacional). Então trata-se de um local de combate dos parlamentares??
Calma, não estamos falando de guerra e nem de briga, mas de luta por ideias, ações para defender os direitos de certos grupos. É isso o que fazem as frentes parlamentares do Congresso.
E por que elas precisam existir?
Imagine só essa situação: você e seus amigos se juntam para pedir à diretoria da escola para melhorar as condições da sala de aula ou por um lugar mais adequado para praticar esportes dentro do colégio. Se um estudante sozinho fosse pedir essas coisas, pareceria que ele era o único interessado e isso dificultaria a conquista. Mas, se ele reunisse os amigos que pensam a mesma coisa, juntos pesquisassem o que existe sobre esse assunto nas regras da escola e fossem juntos defender essa causa, a história poderia ser outra.
O trabalho de uma Frente Parlamentar é parecido com isso! São grupos formados por representantes do Poder Legislativo (que faz as leis), que se juntam para fortalecer a causa que defendem. Além de ir atrás do que está sendo feito no Congresso sobre o tema com que trabalham, eles ainda tentam mostrar aos outros parlamentares a importância daquilo que defendem. Nas Frentes, reúnem-se parlamentares de diversos partidos que, mesmo que tenham ideais políticos distintos, têm em comum o interesse por uma mesma causa.
Atualmente, no Congresso, existe em torno de 200 Frentes Parlamentares organizadas para tratar de questões como cultura, proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes, o apoio ao idoso, os direitos dos animais e a educação.
Veja no link abaixo as frentes parlamentares que estão ativas na Câmara:
http://www.camara.leg.br/internet/deputado/frentes.asp
Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários
2 Comentário(s)
Muito didático. Gostei
Que bom, Macedo! Ficamos felizes em saber! Abraços da Turma!
Comente!