Vital Brazil

Ilustração. O fundo é amarelo e sobre ele, silhuetas de mosquitos. No centro da imagem existe um homem que aparece dos ombros para cima.Ele olha ligeiramente para o lado esquerdo da imagem. Tem cabelos pretos penteados para trás, pele clara, olhos castanhos e bigode preto. O homem usa terno marrom-claro, camisa branca e gravata vermelha.

Se você gosta de passear pelo mato, deve saber o perigo que é ser picado por uma cobra. Esse risco só não é maior porque em 1901, um cientista brasileiro desenvolveu o soro antiofídico, uma substância que ajuda a combater os efeitos tóxicos do veneno das cobras. Seu nome: Vital Brazil.

Esse mineiro nasceu em 1865 e se especializou no estudo dos répteis, estudando no Instituto Bacteriológico do Estado do Estado de São Paulo junto com Oswaldo Cruz e Emílio Ribas. Lá, Vital Brazil ajudou no combate à peste bubônica, o tifo, a varíola, e a febre amarela, doenças que atingiam a população da época. Distribuía materiais de informação para a população do campo sobre como se proteger das cobras e criou uma das primeiras escolas do Brasil que alfabetizavam crianças de dia e adultos à noite.

Vital Brazil criou o Instituto Butantan, em São Paulo, para que funcionasse como laboratório para a produção de vacinas. Em 1919, fundou um novo laboratório, dessa vez com o seu nome: Instituto Vital Brazil.

Em uma de suas campanhas, contraiu febre amarela e peste bubônica e morreu em 8 de maio de 1950.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos