O que é Impeachment?

Ilustração. Fundo nas cores verde, na parte superior, amarelo no centro e azul embaixo. Ao centro, um boneco no estilo Lego, vestindo terno cinza, camisa branca e gravata preta, segura uma faixa nas cores amarelo e verde. No canto inferior da imagem, atravessando o centro de um círculo preto, está escrito impeachment.

Impeachment” é uma palavra inglesa que quer dizer “impedimento” e, na política, é usada quando se deseja impedir um governante de continuar o seu mandato. A denúncia é feita à Câmara dos Deputados que autoriza ou não a abertura do processo e o início do impeachment. Se os deputados votarem pela autorização, o processo segue para o Senado. Lá, os senadores vão decidir se condenam ou absolvem politicamente o governante. Se condenado pelos senadores, o governante é afastado do cargo.

O Brasil já passou por dois processos de impeachment, um do presidente Collor, em 1992, e outro da presidente Dilma, em 2016.

 

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos