Trocar caderno e caneta por tintas e pincéis nas aulas de História – será que isso dá certo? Dá, sim! Esta é mais uma história que o Plenarinho compartilha para inspirar você em sala de aula!
Você vai conhecer agora o projeto desenvolvido pela professora de ensino médio Celina Gomes, da escola Plena Bertoldo Freire, do município de São José dos Quatro Marcos/MT.
Já ouviu falar sobre matéria multidisciplinar?
Significa reunir várias disciplinas em busca de um objetivo final. Foi exatamente o que a professora Celina Gomes fez para ajudar seus alunos a fixar o que aprenderam sobre os patrimônios do Brasil.
Depois das aulas expositivas sobre patrimônios materiais e imateriais, todos os estudantes ganharam tintas e pincéis para retratar os que mais gostaram nos muros da escola.
As imagens escolhidas pelos alunos foram o Congresso Nacional, a Ponte JK, o Cristo Redentor, entre outros. As pinturas buscam valorizar os patrimônios do nosso país e mostrar a diversidade de nosso povo.
Patrimônios materiais e imateriais
O patrimônio material é aquele que é palpável e concreto, como por exemplo edifícios, igrejas, monumentos, obras de arte.
Já o imaterial está relacionado à cultura, ao modo de ser das pessoas – são os conhecimentos, os ritmos, as festas, as danças. São exemplos disso o Círio de Nazaré, a Feira de Caruaru e o frevo.
E você, também tem uma experiência na área de educação que pode inspirar professores e alunos de todo o Brasil? Compartilhe com a gente! Escreva para plenarinho@camara.leg.br.
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1 Comentário
Parabéns Celina, pela dedicação ao ensino muitos professores hj estão em sala de aula somente pelo salário, é deixam isso explícito pra nós pais de alunos o que é uma lástima, mas vc está de parabéns!
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