Educação combate doenças no Ceará

O que o estímulo à leitura e à escrita tem a ver com a redução dos casos de dengue e de outras doenças? Tem tudo a ver, como mostra a professora Maria Luduina Vasconcelos de Brito, da Escola Municipal Jesus Cristo, em Fortaleza (CE). Desde 2017, estudantes dos 4º e 5º anos começaram a desenvolver atividades para despertar o gosto por ler e escrever. As ações acabaram se tornando permanentes e envolveram toda a escola. Com o aumento de doenças como a dengue ou a zika, o tema das arboviroses (doenças transmitidas por insetos) foi um dos escolhidos para o trabalho em sala de aula.

“Havia quase uma epidemia de dengue, zika e chikungunya em todo o bairro ao redor da escola. Uma constante falta dos alunos por terem sido acometidos pela doença ou em função dela, pois se os pais estavam doentes, não tinham quem deixasse e pegasse as crianças na escola”, lembra a professora Liduina. O assunto tão presente na vida escolar inspirou produções literárias diárias, a partir de pesquisas em sala e na biblioteca, além de uma história em quadrinhos e uma apresentação teatral.

Todo esse trabalho virou o esboço de um livro, encaminhado pela direção da escola para a Secretaria Municipal de Educação, que publicou “Fim da Picada” em agosto de 2018. “A publicação do livro fortalece o combate às arboviroses e promove o protagonismo e cidadania junto aos estudantes. Nossos alunos se transformaram em multiplicadores do conhecimento também na comunidade, nas famílias. Os casos de doenças foram diminuindo consideravelmente e a frequência dos alunos voltou à normalidade”, comemora a educadora.

É ou não é uma história inspiradora?

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

5 Comentário(s)

  • by Maria do Carmo Vasconcelos Alves postado 15/02/2020 08:45

    Maravilhosa ação da educadora e escritora Liduina, pelo incentivo à leitura e à saúde, com repercussão para o sucesso de tantas crianças!!

  • by Socorro Soares postado 15/02/2020 08:45

    Que maravilha ….
    Verdade! Quem faz a educação está com a ferramenta nas mãos..
    Ferramenta essa que se soubermos usar fará uma diferença extraordinária…
    Parabéns professora …
    Estamos trabalhando com os livros O FIM DA PICADA na escola e os alunos estão adorando …
    Relacionando o título do livro ao combate o mosquito….

  • by Socorro Soares postado 15/02/2020 08:47

    O professor faz total diferença , quando ele consegue envolver os alunos nos temas abordado…

  • by Socorro Soares postado 15/02/2020 08:48

    Sou Fã de carteirinha da professora Liduina Brito ….

  • by Jefferson postado 15/02/2020 08:56

    Professora Liduina é muito dedicada naquilo que faz, exemplo de professora.

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos