A Turma explica as eleições – Qual a importância do voto?

Em 2022, ano de eleições gerais, o Vital deu uma entrevista ao Jornal da Criança, uma publicação super bacana voltada ao público infantojuvenil. O resultado ficou tão legal que a gente vai compartilhar aqui no portal, também!

Vital, qual é a importância do voto?

Votar quer dizer declarar a nossa escolha entre duas ou mais opções. Falando assim, parece uma coisa simples, né? Mas, quando se trata de eleições, votar é um assunto muito sério. É escolher entre as propostas de futuro que a gente quer para a nossa comunidade, o nosso estado, o nosso país! 

Nossa, voto é assunto sério, mesmo!

Com certeza! Quando o eleitor vota em um representante – deputado, senador, governador, presidente -, é como se dissesse: “estou confiando em você para falar em meu nome e tomar por mim todas as decisões importantes do País”. Não dá para fazer essa escolha sem pensar bem, né?

A gente tem a sensação de que o direito de votar existe desde sempre no Brasil, mas isso não é verdade. É uma conquista muito batalhada e que não chegou a completar 40 anos! E que, por isso mesmo, precisa ser valorizada! Quando eu tiver idade para votar, já vou estar com a roupa de ir! E você?

Votar é uma das formas mais lembradas de exercer a cidadania. Mas e as crianças, que ainda não têm título de eleitor, podem ser cidadãs? 

Claro que podem! Vou listar aqui cinco ideias de como ser cidadão desde cedo! 

  1. Quer propor melhorias para a sua escola? Faça parte do grêmio estudantil! Os grêmios são grupos formados por estudantes para cuidar dos interesses da comunidade escolar. Se a sua escola não tem grêmio, que tal propor a criação?
  2. Respeite as diferenças e trate todo mundo com a mesma educação com que você gosta de ser tratado, e sem discriminações!
  3. Não espalhe notícias falsas por aí! Sempre que receber alguma notícia, informe-se se é verdade. Pesquise, pergunte aos seus responsáveis e professores. Na dúvida, não compartilhe!
  4. Faça o que está ao seu alcance para proteger o meio ambiente. Repensar o que e quanto você consome, fazer o descarte correto do lixo, não destruir a natureza nem maltratar animais, todas essas atitudes já são um bom começo! 
  5. Cuide bem do que é de todos! Nada de sujar ou estragar os brinquedos do parque, o banco da praça, o interior do ônibus, as carteiras da escola. Todo mundo merece estar em um ambiente limpo e acolhedor!
Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins comerciais e/ou político-partidários

4 Comentário(s)

  • by Rodrigo Farias Paim postado 10/02/2026 18:31

    *O voto é realmente muito importante para o país*

    • by Turma do Plenarinho postado 11/02/2026 10:12

      Concordamos totalmente, Rodrigo! Abraços da Turma!

  • by HELDINA postado 31/05/2026 10:47

    Como fazer para baixar esse material em pdf?

    • by Turma do Plenarinho postado 01/06/2026 10:30

      Oi, Heldina! Nosso portal infelizmente não dispõe de ferramentas que convertem automaticamente o conteúdo de uma matéria em pdf. Mas você pode conseguir isso instalando uma extensão do Chrome específica para essa finalidade! Abraços da Turma!

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos