A Turma explica as eleições – Qual a importância do voto?

Em 2022, ano de eleições gerais, o Vital deu uma entrevista ao Jornal da Criança, uma publicação super bacana voltada ao público infantojuvenil. O resultado ficou tão legal que a gente vai compartilhar aqui no portal, também!

Vital, qual é a importância do voto?

Votar quer dizer declarar a nossa escolha entre duas ou mais opções. Falando assim, parece uma coisa simples, né? Mas, quando se trata de eleições, votar é um assunto muito sério. É escolher entre as propostas de futuro que a gente quer para a nossa comunidade, o nosso estado, o nosso país! 

Nossa, voto é assunto sério, mesmo!

Com certeza! Quando o eleitor vota em um representante – deputado, senador, governador, presidente -, é como se dissesse: “estou confiando em você para falar em meu nome e tomar por mim todas as decisões importantes do País”. Não dá para fazer essa escolha sem pensar bem, né?

A gente tem a sensação de que o direito de votar existe desde sempre no Brasil, mas isso não é verdade. É uma conquista muito batalhada e que não chegou a completar 40 anos! E que, por isso mesmo, precisa ser valorizada! Quando eu tiver idade para votar, já vou estar com a roupa de ir! E você?

Votar é uma das formas mais lembradas de exercer a cidadania. Mas e as crianças, que ainda não têm título de eleitor, podem ser cidadãs? 

Claro que podem! Vou listar aqui cinco ideias de como ser cidadão desde cedo! 

  1. Quer propor melhorias para a sua escola? Faça parte do grêmio estudantil! Os grêmios são grupos formados por estudantes para cuidar dos interesses da comunidade escolar. Se a sua escola não tem grêmio, que tal propor a criação?
  2. Respeite as diferenças e trate todo mundo com a mesma educação com que você gosta de ser tratado, e sem discriminações!
  3. Não espalhe notícias falsas por aí! Sempre que receber alguma notícia, informe-se se é verdade. Pesquise, pergunte aos seus responsáveis e professores. Na dúvida, não compartilhe!
  4. Faça o que está ao seu alcance para proteger o meio ambiente. Repensar o que e quanto você consome, fazer o descarte correto do lixo, não destruir a natureza nem maltratar animais, todas essas atitudes já são um bom começo! 
  5. Cuide bem do que é de todos! Nada de sujar ou estragar os brinquedos do parque, o banco da praça, o interior do ônibus, as carteiras da escola. Todo mundo merece estar em um ambiente limpo e acolhedor!
Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos