A luta pela independência na Cisplatina

Sabia que o Uruguai já foi parte do Brasil? Foi por poucos anos – de 1821 a 1828. Naquela época, ficou conhecido como província Cisplatina. E, apesar de ter ficado tão pouco tempo entre nós, também se envolveu nos conflitos pela independência.

Recém-integrada ao Brasil, após anos de disputa com a futura Argentina, a Cisplatina já chegou dividida – de um lado, o governador português Álvaro da Costa anunciava que só acataria ordens das cortes de Lisboa. Do outro, Frederico Lecor, futuro barão de Laguna, cercava a capital Montevidéu com o exército brasileiro favorável a Dom Pedro. 

A situação só começou a se resolver em 21 de outubro de 1823, mais de um ano após a proclamação da Independência. Após um breve, mas importante combate, Álvaro da Costa percebeu que não haveria mais como escapar ao cerco brasileiro e se rendeu, iniciando as negociações para retirada das tropas portuguesas. 

Em 2 de março de 1824, um triunfante Frederico Lecor entrou em Montevidéu, e a Cisplatina finalmente aderiu ao Império do Brasil. 

Enfim, paz! Será? Que nada. A região continuou sendo disputada entre argentinos e brasileiros. Os conflitos culminaram na Guerra da Cisplatina, que durou de 1825 a 1828. 

A confusão terminou com a independência do Uruguai em 27 de agosto de 1828, após a assinatura de um tratado de paz intermediado pela Inglaterra.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos