Os jovens são o público mais vulnerável às drogas. Por isso, a conscientização nessa fase da vida é fundamental. Professor, conheça nosso plano de aula sobre o tema.
Introdução
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dentre as competências esperadas para alunos do ensino fundamental sobre o tema Ciências, é preciso “conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e bem-estar, compreendendo-se na diversidade humana, fazendo-se respeitar e respeitando o outro”. Especificamente dentre as habilidades esperadas para os anos finais do Ensino Fundamental, está (EF06CI10) “explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas”.
O universo do tema “drogas” é bastante abrangente e complexo, e afeta profundamente o cotidiano do público alvo. Por isso, propomos um recorte especificamente voltado para a prevenção do uso de drogas utilizando produtos do portal Plenarinho.
Público-alvo: alunos das séries finais do ensino Fundamental
Disciplinas trabalhadas e Conexão curricular: Ciências, mas com abordagem interdisciplinar e transversal.
Objetivo: conscientizar os estudantes dos riscos do uso de drogas e das estratégias para evitar o consumo.
Etapas
O projeto será dividido em três encontros de 40 minutos, cada.
Etapa 1: Conversar com os estudantes sobre o pensam a respeito do uso de drogas
Pedir aos estudantes que expliquem a diferença entre drogas lícitas e ilícitas. Discutir com eles por que elas são classificadas desta forma e questioná-los sobre o que pensam desta diferenciação. Concordam ou não?
Para aula seguinte, pedir que leiam a reportagem do Plenarinho “Drogas, Inimigas da Vida” e que, em casa, pesquisem reportagens, artigos e dados nacionais sobre o uso de drogas entre os jovens.
Etapa 2: Dividir a turma em grupos e pedir que organizem as informações que encontraram para que apresentem aos colegas.
Identificar com a turma os dados convergentes e divergentes. Pedir que digam o que pensam do que encontraram. Faz algum sentido? Eles acreditam correr algum tipo de risco de se tornarem dependentes de drogas? Por que sim e por que não? Acreditam que é importante evitá-las? Pensam que as drogas lícitas, como cigarro e álcool, podem ser entrada para as ilícitas?
Caso os estudantes não abordem os assuntos abaixo, é importante questioná-los sobre:
1) As portas de entrada para as drogas
2) Como evitar as drogas
3) As ameaças que vêm da escola: colegas e traficantes “fantasiados” de amigos
Mostrar a animação “Nuggets” e pedir que reflitam.
Etapa 3: Começar o encontro perguntando o que acharam do vídeo e conversar um pouco sobre os comentários.
Em seguida, dividir os alunos em grupos e apresentar a seguinte situação: a turma agora é uma agência de publicidade que foi contratada pelo governo para fazer uma campanha de combate às drogas. Como fariam? Que tipo de estratégias usariam?
Sugerir que pesquisem (nos celulares, se a escola permitir, ou no laboratório de informática da escola) iniciativas de outros países que obtiveram resultados positivos, o que pode servir de inspiração.
Ao final, pedir que cada grupo explique a campanha que faria. Depois das apresentações, pedir que a turma vote a melhor proposta e perguntar aos estudantes se eles têm vontade de levar a campanha adiante no âmbito da escola. Se sim, organizar momentos para que possam elaborar peças e discutir as estratégias de ação.
Critérios de avaliação: Convidar os estudantes para avaliarem a atividade, se a veem como uma oportunidade de reflexão crítica sobre esta questão. Pedir que digam o que fariam diferente.
Material necessário:
Computadores ou celulares (caso a escola permita) com acesso à internet para exibição da animação.
Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários
2 Comentário(s)
Gostei muito dos temas. vocês tem alguma sugestão sobre drogas no infantil 2?
Poxa, não temos, Iduvirges! Nosso trabalho é mais voltado a crianças e jovens do ensino fundamental… Abraços da Turma!
Comente!