Trabalhando o tema “Constituição Federal”

Os Parâmetros Curriculares Nacionais do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental destacam que os alunos e alunas devem compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais.E, desta forma, devem adotar, no dia a dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando as pessoas ao redor e exigindo para si o mesmo respeito.

Para atingir essas noções, propomos um plano de aula sobre a Constituição Federal e a importância das leis.

Público-alvo: estudantes do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental

Disciplinas trabalhadas e conexão curricular: temas transversais – português, história.

Objetivo: Conscientizar sobre a importância das regras na vida em sociedade e a relevância da Constituição Federal de 1988 para a História do Brasil.

Atividades propostas

Propomos 5 aulas de 40 minutos cada.

Aula 1 – Problematizar com os(as) estudantes: O que são direitos?

Pedir aos(às) alunos(as) que expliquem o que entendem por direitos. Anotar no quadro as respostas. Ao final, consolidar os conceitos a partir das definições dadas por eles e perguntar se todos (as)concordam. Registrar os conceitos em uma cartolina e afixar em um lugar visível na sala. 

Para casa, solicitar que façam uma pesquisa sobre como são garantidos os direitos das pessoas.

Aula 2 – Apresentar os resultados da pesquisa feita em casa

Dividir os(as) estudantes em grupos e pedir que apresentem uns(umas) aos(às) outros(as) o resultado da pesquisa. Um(a) dos(as) integrantes do grupo ficará responsável por registrar as respostas de todos(as), identificando aquelas que são parecidas. Concluída essa tarefa, o(a) estudante deve apresentar as respostas de seu grupo ao restante da turma, enquanto o(a) educador(a) as registra no quadro.

É bem provável que surjam termos como Constituição, lei, código, regra, estatuto. Com base no resultado, pedir que expliquem o que entenderam. Caso os(as) estudantes tenham dificuldade em fazê-lo, o(a) professor(a) pode explicar o que significa cada um desses termos. 

Compilar o resultado disso em uma cartolina e afixar na sala, em local visível.

Aula 3: A importância das regras na organização da sociedade

Em um computador conectado à internet, exibir a animação “Revistinha Animada – Um mundo sem regras”. Terminado o vídeo, discutir com os(as) estudantes a função das regras; se eles(as) percebem o modo como estão presentes em suas vidas. Convidá-los(as) a fazer um esforço coletivo de imaginação sobre como seria a vida na sua própria cidade se não existissem regras.

Pedir que façam um desenho que represente o que imaginaram. Afixar os desenhos em local visível, formando um mural.

Aula 4: Conversar com os estudantes sobre o que sabem sobre a Constituição brasileira

No laboratório de informática, pedir que os(as) estudantes leiam a revistinha “Uma Amiga Poderosa”, que trata da Constituição. Terminada a leitura, reuni-los(as) em roda e pedir que contem o que sabem sobre a nossa Lei Maior. Recuperar as informações obtidas nas etapas 1 e 2, ajudando a turma a entender que é na Constituição que estão escritas as principais leis que organizam o País. 

Para casa, pedir aos(às) alunos(as) que pesquisem quais são os direitos garantidos na Constituição.

Etapa 5: Escrever a Constituição da sala de aula

Pedir que os(as) estudantes compartilhem os direitos identificados na pesquisa em casa, registrando-os no quadro. 

Em seguida, dividir a turma em grupos, entregando a cada um uma folha de cartolina e pincel atômico. Cada grupo deve definir cinco regras fundamentais para organizar a vida em sala de aula e registrá-las na cartolina. 

Pedir que cada grupo apresente o resultado do trabalho. Colocar as regras em votação, explicando que as 10 mais votadas comporão a Constituição da Sala e servirão de referência para resolver as questões da turma.

Compilar as regras mais votadas em uma nova cartolina e afixá-la na sala em um local visível.

Avaliação: questionar os(as) estudantes sobre o que compreenderam sobre a Constituição e que comentem sobre o que ela estabelece em termos de direitos e deveres. Pedir que expliquem sobre os conceitos novos que aprenderam e sobre o que acharam mais importante nestas aulas.

Materiais necessários: Cartolinas e pinceis atômicos; papel sulfite e lápis de cor para os desenhos; computadores com acesso à internet para exibição de vídeos e leitura da revistinha.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos