A mineira Claudia Turatti é conhecida de longa data do Plenarinho. Professora da Escola Estadual Dona Sindá em Monte Carmelo/MG, ela já participou do Câmara Mirim e do Programa Missão Pedagógica no Parlamento e sempre utiliza o nosso material em sala de aula.
Em 2021, sob a direção de Lilian Daniela Macedo e Luciene Ferreira e com a supervisão da especialista Marlúcia Machado, ela colocou em prática uma ação muito legal de valorização da mulher. O projeto foi desenvolvido em parceria com Débora Neves, Talita Nunes e Viviane Gomes, professoras das outras turmas do 5º ano do Ensino Fundamental I da escola. Ela o compartilhou conosco e agora queremos que vocês também o conheçam.
Também desenvolveu um projeto e quer compartilhá-lo com outros professores? Mande pra gente no e-mail plenarinho@camara.leg.br!
Projeto Mulheres Extraordinárias
O projeto foi criado para ser implementado em dois sábados letivos, como parte da iniciativa “Os melhores sábados da sua vida”, uma ação de valorização de processos autorais em leitura, escrita, desenvolvimento de TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) e mídia digital. Ele foi aplicado de forma remota, em escola da rede pública de ensino, e utilizou material do Plenarinho. A base e inspiração para a sua criação foi o projeto “Mulheres Inspiradoras”, da professora Gina Ponte, disponível no portal do MEC para ser multiplicado.
Objetivo:
Expandir a consciência contra a desvalorização feminina e a não-violência desde a tenra infância, observando-se assim, os Direitos Humanos envolvidos na temática.
Princípios Orientadores:
- Concepção da professora como intelectual transformadora, protagonista da própria prática, agente mulher em ação;
- Legitimação dos saberes prévios das(os) estudantes e da identidade local;
- Valorização do protagonismo da(o) estudante;
- Alinhamento com a Pedagogia de Projetos;
- Utilização de metodologias ativas;
- Trabalho pedagógico integrado à comunidade;
- Fomento à leitura em sala de aula virtual;
- Compreensão da escrita como uma prática social;
- Reconhecimento do legado das mulheres extraordinárias de todos os tempos;
- Educação em e para os Direitos Humanos e diversidade mesmo em tempo de pandemia.
Objetivos Gerais:
Promover práticas pedagógicas pautadas pela Pedagogia de Projetos que privilegiem a leitura e o acesso às tecnologias digitais;
Estimular a produção de textos autorais e o protagonismo juvenil, possibilitando às(aos) estudantes a discussão e a reflexão de temáticas como equidade de gênero, representação da mulher na mídia, construção de novas masculinidades, cyber violência e violência contra a mulher;
Desconstrução do machismo e alinhamento com a nova visão de que A MULHER PODE O QUE ELA QUISER!
Objetivos Específicos:
Oferecer condições para que as/os estudantes possam:
a) Ampliar o repertório de leitura, a partir do letramento crítico;
b) Aprimorar as habilidades e competências ligadas à escrita de textos autorais ao transformá-los em vídeos;
c) Fortalecer os conhecimentos sobre gêneros e tipos textuais;
d) Ressignificar a percepção que têm acerca do papel da mulher na sociedade por meio de exemplos femininos reconhecidos;
e) Refletir sobre mecanismos legais de prevenção, de denúncia e de combate à violência contra a mulher, como a Lei Maria da Penha, permitindo-lhes identificar as diferentes formas de agressão;
f) Mobilizar a comunidade escolar para o combate coletivo a todas as formas de violência contra a mulher;
g) Promover a cultura de paz como forma de prevenção à violência.
Ações previstas:
- Leitura do e-book Brasileiras Inspiradoras, do Plenarinho. Uma vez terminada, cada estudante deve selecionar a mulher que mais admirou e escrever um parágrafo sobre ela, contando quem ela é e porque é uma inspiração. Ilustrar como quiser (colagens, desenhos etc.).
- Realização de mesa-redonda com os estudantes, após a leitura da cartilha. Além de apresentarem as mulheres que escolheram, os estudantes serão convidados a entrevistar mulheres da comunidade local que eles conheçam e admirem e que tenham atuação expressiva em diferentes áreas.
- Roteirização e produção de vídeos em homenagem às mulheres escolhidas na comunidade.
- Realização de mesa-redonda com especialista e autoridade no tema violência contra a mulher e cultura de paz. A partir do que foi discutido, os estudantes devem desenvolver campanha de prevenção à violência contra a mulher.
- Apresentação dos vídeos-homenagem produzidos pelos estudantes para a comunidade. Divulgação da campanha de prevenção à violência contra a mulher.
- Uso de jogos do Portal Plenarinho alinhados à temática para fixação do conteúdo.
Resultados esperados:
a) Ampliação do repertório de leitura das(os) estudantes;
b) Desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à produção de textos autorais, com a sua transformação em roteiros de vídeos;
c) Integração efetiva da unidade escolar com a comunidade;
d) Fortalecimento dos vínculos familiares;
g) Diminuição da vulnerabilidade das comunidades atendidas, por meio dos conhecimentos construídos;
h) Valorização do papel da mulher na sociedade;
i) Conscientização de que o machismo é danoso para toda a sociedade;
j) Compreensão de que a convivência harmônica entre homens, mulheres, crianças, jovens, adultas(os) e idosas(os) contribuirá para que tenhamos uma sociedade mais pacífica;
k) Desconstrução dos estereótipos de gênero;
l) Promoção da cultura de paz;
m) Prevenção à violência;
n) Empoderamento feminino desde tenra idade.
4 Comentário(s)
Orgulho de fazer parte da equipe dessa escola e poder acompanhar de perto o êxito desse lindo projeto.
Ver um trabalho tão bonito ser desenvolvido é uma inspiração para todos, né, Meire? Abraços da Turma!
As nossas crianças estão refletindo sobre o espaço em que vive,conhecendo o problema existe e podendo questionar para que possamos ter um mais onde a mulher possa ser valorizada e respeitada em um sociedade mais justas e igualitaria,
Importantíssimo esse trabalho!! Depois conta pra gente sobre o seu trabalho. Abraço da Turma
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