Este plano de aula foi adaptado a partir das Oficinas de Cidadania organizadas por Eliane Rodrigues, da ONG Restaurando Caráter.
Tema: SEGUIR AS REGRAS/LEIS
Eixo Temático: Ética (cidadania)
Parâmetros Curriculares Nacionais: “Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.”
“Assim, a cidadania deve ser compreendida como produto de histórias vividas pelos grupos sociais, sendo, nesse processo, constituída por diferentes tipos de direitos e instituições.”
O que sabemos sobre o tema:
Quem faz as leis?
O poder Legislativo é responsável por atribuições como a elaboração, análise e aprovação de leis.
Direitos das crianças
No Brasil existe uma lei sobre os direitos das crianças: o Estatuto da Criança e do Adolescentes (ECA), adotado desde 1990. Essa lei diz que elas têm direito à educação, moradia, alimentação e saúde, entre outras coisas.
Objetivo: Compreender a necessidade de seguirmos (obedecer) as regras/leis para vivermos bem em sociedade.
Tempo estimado: 1 hora.
OFICINA – Metodologia
Atividade 1 – Dinâmica: Você sabe seguir Instruções?
- Entregar 1 cópia da atividade para cada aluno (veja o Anexo abaixo).
- Orientar para que os alunos sigam as instruções da folha.
- Observar as atitudes dos alunos.
- Conversar sobre a importância de seguir as regras, porque não conseguiram seguir direito, o que os levou a fazer todas atividades, alguém seguiu corretamente?
- Discutir: Por que precisamos seguir regras? Você imagina como seria um mundo sem regras?
Atividade 2 – leitura da história em quadrinhos
- Dividir a turma em grupos de 4 pessoas.
- Pedir que façam a leitura da revistinha Um Mundo sem Regras.
- Iniciar discussão: Vocês concordam com a história? O que mais chamou atenção de vocês na história? Vocês sabem quem faz as regras? Como se chama a regra/ Lei maior do nosso país?
Atividade 3 – Fixação
- Colocar, no quadro, cartaz com o artigo 227 da CF/88 que fala dos Direitos da Criança e do Adolescente.
- Explicar por que devemos exigir nossos direitos e cumprir nossos deveres.
- Enfatizar a necessidade de seguirmos as regras em nosso cotidiano para vivermos bem em sociedade.
- Cada grupo deverá criar uma regra que acha que está faltando na sociedade ou na escola, escrevê-la e/ou ilustrá-la num papel para montar um mural.
- Entregar a revistinha que cada aluno utilizou na atividade.
Material necessário:
- Computador para leitura online da Revistinha “Um mundo sem regras“. Se preferir, o educador pode optar por apresentar o vídeo da revistinha animada “Um mundo sem regras”.
- Cartaz com artigo 227 da CF/88.
- Folhas de atividades e lápis.
- Folhas sulfite e pincel atômico ou canetinhas.
- 1 folha de papel pardo, cola e tesoura.
- Faixa ou cartaz com o tema: Um Mundo Sem Regras.
- Fita adesiva.
Anexo:
Atividade: Você sabe seguir instruções?
Leia tudo antes de fazer qualquer coisa, mas trabalhe o mais rapidamente que puder.
01 – Coloque seu nome no alto à direita deste papel.
02 – Passe um círculo em volta da palavra nome.
03 – Agora faça um círculo em torno do título deste trabalho.
04 – Escreva o nome da capital do estado que você nasceu:_____________________
05 – Sublinhe toda a frase no. 01 e diga em voz alta: comecei!
06 – Faça três quadrados na margem superior esquerda da folha.
07 – Agora que você chegou até aqui, diga o seu nome completo em voz alta.
08 – Se você acha que acompanhou as instruções até esse ponto, levante o braço direito e diga em voz alta: Acompanhei!
09 – Feche os olhos e levante sua mão esquerda acima da cabeça e levante-se da cadeira por 10 segundos.
10 – Conte em voz alta de 10 a 01.
11 – Escreva nas costas da folha uma atividade preferida.
12 – Agora, levante-se e diga: estou terminando!
13 – Conte quantas pessoas tem na turma e escreva: ___________
14 – Agora que você leu todas as instruções, cuidadosamente, faça somente o que a frase dois solicita. Ignore todas as instruções, mas, por favor, não revele ao seu colega do lado.
Autor desconhecido. Dinâmica adaptada por Sulamita Macedo.
Organizado por: Eliane Rodrigues – universitária de Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora e idealizadora do Projeto Clubinho do Livro Soletrando que tem como objetivo principal incentivar o gosto pela leitura e promover a cidadania e a preservação do Meio Ambiente.
Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários
13 Comentário(s)
Boa tarde. Gostei das atividades e espero, no ano letivo de 2018, trabalhar com os alunos do 6º ano.
Olá bom dia…
Fiz o pedido do material, mas esqueci de colocar a quantidade necessária para desenvolver o trabalho planejado (30 unidades)
Olá, Rosane! Faremos o registro da quantidade em nosso sistema.
Abraço da Turma
Boa tarde.
Ainda podem enviar o material?
Aguardo
Vera
V
Bom dia, Vera! Você se refere à revistinha “Um mundo sem regras”? Em caso afirmativo, enviamos, sim! Basta solicitar pelo formulário no link a seguir:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfkk3JYyRWVDjClRok_JF5qQfRS8Hw3d3RRkp_fZVIpM9eTew/viewform
Abraço da Turma.
Amo as atividades e material do Plenarinho, grata!
Que bom receber esse retorno, Anna! Muito obrigado por nos contar! Abraços da Turma.
Gostaria de receber o material do Plenarinho, sou coordenadora de uma escola municipal e vamos começar a trabalhar sobre constituição com nossos alunos, será um projeto institucional.
Bom dia, Suzimar, aqui no portal, acesse a opção “Revistinhas”, no menu “Diversão”, para conferir as publicações de que dispomos. Depois de escolher os títulos que a interessam, preencha o formulário de solicitação de publicações (que também fica no menu “Revistinhas”). Abraços da Turma!
Olá vcs estão enviando a revistinha com a história do mundo sem regras?
Oi, Rosimar, infelizmente descontinuamos as atividades de impressão e envio de revistinhas. Explicamos direitinho aqui: http://plenarinho.leg.br/index.php/2022/04/revistinhas-plenarinho-disponiveis-somente-em-formato-digital/ Abraços da Turma!
Olá!! os materiais para oficina ainda está disponível?
Oi, Elisandra! O material está disponível no portal. As revistinhas podem ser lidas online (https://plenarinho.leg.br/index.php/2019/07/um-mundo-sem-regras/) ou assistidas em vídeo (https://plenarinho.leg.br/index.php/2022/10/revistinhas-animadas-um-mundo-sem-regras/). A atividade citada no plano de aula é a que está mais abaixo nessa mesma página, no Anexo. Abraços da Turma.
Comente!