Efemérides de março

Há quem diga que o ano só começa depois do carnaval. Neste caso, feliz ano novo! Vem com a gente ver todas as datas importantes que recheiam o mês de março!

01 Dia Mundial de Zero Discriminação
21 Dia Internacional Contra a Discriminação Racial
21 Dia Internacional da Síndrome de Down

Não é de hoje que o Plenarinho grita para todo mundo ouvir: Xô intolerância! Respeitar quem é diferente da gente é fundamental para a vida em sociedade. Além disso, conviver com a diversidade nos torna pessoas melhores.

Que tal falar sobre isso com a sua turma? Para apoiar a sua prática, temos a revistinha Xô Intolerância, que trata de discriminação contra pessoas com deficiência. Também tem post específico sobre Síndrome de Down. E um vídeo que dá dicas de como conviver de forma gentil e inclusiva com quem tem deficiência!
Se você quer explorar o tema discriminação racial, indicamos os posts O que é Xenofobia e Conversando com crianças e jovens sobre racismo, além de um plano de aula.

08 Dia Internacional da Mulher

Há muito tempo as mulheres lutam para ter voz nas ciências e nos espaços de poder. Inspire suas meninas a sonhar alto com o exemplo de brasileiras que mudaram a nossa história. Quer explorar o tema em sala de aula? Temos plano de aula e um conteúdo com dicas de como iniciar esse papo com a sua turma! E olha que novidade boa: nosso e-book Brasileiras Inspiradoras ganhou uma nova edição, com mais histórias que vão fazer os seus olhos brilharem!

O Dia da Mulher também pode ser uma oportunidade para tratar de temas mais delicados, como feminicídio. Topa? Temos vídeo e cartilha sobre isso!

15 Dia Mundial do Consumidor

A data foi criada para celebrar os direitos conquistados pelos consumidores em todo o mundo. Mas ela é também uma ótima oportunidade de estimular o consumo consciente. E, quanto mais cedo, melhor!

Confira nossas dicas de como conversar sobre consumismo com crianças. Aproveite para abordar também os riscos da publicidade infantil.

16 Dia Nacional de Conscientização das Mudanças Climáticas
21 Dia Mundial da Terra
21 Dia Internacional das Florestas e da Árvore
22 Dia Mundial da Água
28 Hora do Planeta
30 Dia do Resíduo Zero

Março vem recheado de datas relacionadas ao meio ambiente. Quer explorá-las com sua turma? Para falar sobre mudanças climáticas, temos uma revistinha e um post especial sobre poluição atmosférica.

Se quiser apresentar os biomas terrestres brasileiros para a galera, recomendamos esse post especial, com links que apresentam cada um deles em detalhes!

Sabia que há uma relação entre pandemias e meio ambiente? É o que explicamos nesta matéria especial. Para o Dia Mundial da Água, tem post, vídeo e plano de aula.

Por fim, tem a Cartilha do Meio Ambiente, que dá ideias de como podemos ajudar a preservar a natureza e reduzir a geração de resíduos. E, pra quem quer aprender brincando, tem um jogo que ensina a separar corretamente o lixo!

25 Dia da Constituição

Em 25 de março de 1824, Dom Pedro I outorgou a primeira Constituição do Brasil. Que tal falar sobre o assunto com sua turma? No Plenarinho, temos um texto que fala de todas as constituições que já tivemos no Brasil – com destaque para a mais recente, a Constituição Cidadã! E para quem já sabe tudo sobre o tema, há uma cruzadinha para testar o que aprendeu!

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos