Durante o mês de julho, a Câmara dos Deputados discutiu vários projetos de lei que afetam a infância e a adolescência. Vejam quais foram eles e não deixe de comentar o que pensa sobre cada um.
1- Câmara aprova texto-base de Medida Provisória 934/20 que suspendeu a quantidade mínima de dias letivos nas escolas
De acordo com o texto aprovado, os estabelecimentos de educação infantil serão dispensados de cumprir os 200 dias letivos e a carga mínima de 800 horas.
2- Projeto de Lei 3477/20 garante internet gratuita a professores e alunos de escolas públicas
O PL prevê acesso gratuito à internet, para fins educacionais a alunos e professores de escola pública do ensino fundamental e médio. O objetivo é viabilizar atividades de educação remota em todas as regiões do País, sobretudo durante a pandemia. O texto obriga a União a manter um cadastro nacional com dados de professores e de pais ou responsáveis por alunos de escolas públicas. Os dados serão fornecidos pelas secretarias estaduais e municipais de educação e devem ser suficientes para identificar os aparelhos que terão acesso gratuito à internet.
3- Projeto de Lei 621/2020 quer aumentar o acesso à literatura infantil e juvenil
Bibliotecas públicas terão que garantir em seus acervos a presença de obras infantis e juvenis, mesmo que não sejam bibliotecas escolares. O PL quer facilitar o acesso a esse tipo de literatura, ajudando pais a estimular a leitura em seus filhos.
4- Projeto de Lei 4478/19 inclui a prática de jiu-jitsu como opção nos currículos de todas as séries do ensino fundamental
5 – Projeto de Lei 3259/20 torna obrigatório o fornecimento de kits de acessibilidade (tecnologia assistida) a alunos com deficiência, com Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD) ou superdotados
Os kits devem promover a acessibilidade desses estudantes e eliminar barreiras para potencializar o processo de aprendizagem. Eles devem ser fornecidos pelo Ministério da Educação, que repassará o material a cada unidade escolar.
6 – Publicada lei que suspende pagamentos de estudantes ao Fies durante a pandemia
Terão direito à suspensão dos pagamentos, até o fim do ano, alunos em dia com as prestações do financiamento e aqueles com parcelas em atraso por no máximo 180 dias.
7 – Projeto de Lei 3658/20 quer garantir internet para professores e alunos da rede pública durante a pandemia
O PL determina que os recursos do Fundo De Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) financiem a contratação de internet banda larga individualizada para professores e alunos do 9º ano do fundamental e ensino médio da rede pública durante a pandemia.
8 – Projeto de Lei 3704/20 torna obrigatória a testagem para Covid-19 de professores e funcionários de escolas públicas e privadas antes da retomada das atividades escolares, durante a pandemia
9 – Projeto de Lei 3815/20 cria o auxílio inclusão digital para estudantes matriculados na rede pública de educação básica
O objetivo é custear o acesso a conteúdos educacionais disponibilizados na internet. Pelo texto, poderão receber o auxílio as famílias de alunos de ensino fundamental e médio das redes de ensino municipais, estaduais, distrital e federal inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CADÚnico).
10 – Câmara aprova a PEC 15/15, que torna permanente o Fundo de Desenvolvimento e Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb) e eleva a participação da União no financiamento da educação infantil e dos ensinos fundamental e médio
11 – Projeto aumenta penas para abuso sexual praticado por sacerdotes, médicos e educadores
O Projeto de Lei 3720/20, do Poder Executivo, aumenta em 50% as penas para os crimes contra a liberdade sexual e para os crimes sexuais contra vulnerável quando for praticado por sacerdotes de todos os credos religiosos, profissionais da saúde, profissionais de ensino e por qualquer outra pessoa de confiança da vítima ou de seus familiares.
12 – Projeto suspende financiamentos de vans escolares durante pandemia
O Projeto de Lei 3666/20 suspende temporariamente, enquanto durar o estado de calamidade em razão da pandemia de Covid-19, o pagamento de prestações de financiamento de veículos utilizados no transporte escolar. Segundo o texto, que está sendo analisado pela Câmara dos Deputados, as prestações suspensas serão cobradas ao fim do contrato sem acréscimo de juros e multa.
13 – Projeto obriga poder público a criar plataforma gratuita para ensino a distância
O Projeto de Lei 3857/20 obriga o poder público a oferecer gratuitamente uma plataforma virtual de aprendizagem para escolas da educação básica das redes públicas e privadas. Em análise na Câmara dos Deputados, o texto exige que a plataforma seja desenvolvida em código aberto e permita a criação de inúmeras salas de aula virtuais.
14 – Projeto inclui trabalhadores de escolas públicas entre os com prioridade na testagem de Covid-19
Lei atual prevê prioridade para médicos, enfermeiros e policiais, entre outros trabalhadores considerados essenciais ao controle da doença.
15 – Projeto obriga União a oferecer apostilas virtuais à rede pública de ensino
O material didático deverá conter planos de aula individualizados para cada dia letivo.
16 – Projeto obriga escolas a ofertar água potável em recipientes individuais para alunos
Medida valeria durante pandemia de Covid-19. Estabelecimentos também seriam obrigados a disponibilizar lavatórios para as mãos.
Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários
2 Comentário(s)
Meu comentário é que está certo que não pode fazer casamento com 16 anos não pode casar aproximadamente com 32 anos aí eu acho que está certo
Opa, será que você comentou no post certo, Victor? Abraços da Turma!
Comente!