Efemérides de junho

Mal nos acostumamos a este ano e o primeiro semestre já está acabando! A sensação que temos é que os dias se arrastam, mas os meses voam. Então, sem demora, vamos ver as datas importantes de junho!

01 Dia da Imprensa
30 Dia da Mídia Social

O que o jornalismo tem a ver com a sala de aula? Tem tudo a ver. O contato com a notícia de jornal melhora a leitura e a interpretação de texto e ajuda a desenvolver o senso crítico, tão importante em tempos de fake news. Além disso, estimular os estudantes a criar seus jornaizinhos faz com que eles encarem a produção de conteúdo com um olhar mais responsável. Quer trabalhar o tema com a sua turma? Confira o material que os nossos parceiros do Educamídia têm a oferecer!

O mês termina destacando outro canal em que crianças e jovens se aventuram e produzem seus próprios conteúdos – as mídias sociais. É preciso saber usá-las de forma segura! Veja o que falamos sobre isso em nosso plano de aula sobre cidadania digital.

03 Dia de Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil
09 Dia da Imunização
14 Dia Mundial do Doador de Sangue

Três importantes temas relacionados à saúde são destacados neste mês.

Para explorar com a turma a importância de uma alimentação saudável, que tal apresentá-los o Guia Alimentar para a População Brasileira? Leia o conteúdo que escrevemos sobre ele. E, como aprender brincando é tudo de bom, ponha a galera para jogar Lanchonete Plenarinho!

Imunização é outro tema fundamental. Confira o que já falamos sobre o assunto.

Doação de sangue, por outro lado, não é um assunto do dia a dia de crianças e adolescentes. Mas eles podem, sim, estimular os adultos ao seu redor a serem doadores. Saiba mais sobre o tema.

04 Dia Internacional das Crianças Vítimas de Agressão
26 Dia Nacional Pela Educação Sem Violência

Nenhuma criança merece ser tratada de forma cruel, indigna e/ou violenta. Por mais delicado que seja, é preciso abordar esse tema em todo lugar, inclusive na sala de aula. Converse com seus estudantes sobre a lei que os protege contra agressões. Veja o que já falamos sobre a Lei Menino Bernardo.

Também é preciso ensiná-los a pedir ajuda diante de agressões – a um adulto de confiança (você, por exemplo) ou ao Disque 100. Saiba como denunciar.

05 Dia Mundial do Meio Ambiente
05 Dia Nacional da Reciclagem
05 Dia da Ecologia
08 Dia Mundial dos Oceanos

Não por acaso, junho é conhecido como o Mês do Meio Ambiente. Para ajudar você a trabalhar o tema com sua turma, temos uma página que reúne tudo que já falamos sobre o assunto.

Destacamos o post “Dia Mundial do Meio Ambiente”, que faz um apanhado geral dos desafios ambientais que enfrentamos.

Vale a pena também ler com a turma a nossa Cartilha do Meio Ambiente, um material super bacana para trabalhar em sala de aula.

Tem até vídeo ensinando a cuidar do lixo que a gente produz! E, pra completar, um joguinho que ensina brincando a separar os resíduos: “Se liga no lixo”!

12 Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

O trabalho infantil é proibido no nosso país. Ainda assim, segundo dados da PNAD/2016, ele tira das salas de aula 2,4 milhões de brasileirinhos – um número que certamente aumentou em tempos de ensino remoto. Temos uma página especial que reúne tudo que falamos sobre o assunto para você explorar com sua turma.

24 Dia de São João

Festa junina é tão bom que a gente se diverte até aprendendo sobre ela! Confira o nosso post sobre o assunto!

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos