Efemérides de agosto

Acredite, chegamos ao terceiro bimestre! E ele começa recheado de datas interessantes para explorar em sala de aula!  Vamos ver o que acontece em agosto?

05 Dia Nacional da Saúde
27 Dia do Psicólogo
29 Dia Nacional de Combate ao Fumo
31 Dia do Nutricionista

Quantas datas especiais relacionadas à saúde e aos profissionais que cuidam da gente! Isso nos faz lembrar da nossa Cartilha da Saúde, que trata de vários assuntos importantes, como alimentação, postura, saúde mental, vacinas e muito mais! Confira!

No finalzinho do mês, o momento é de dizer não ao cigarro, um vício que faz um mal danado à saúde.

06 Aniversário do Plenarinho

No dia 6 de agosto de 2004, foi ao ar a primeira versão do Portal do Plenarinho. Quer conhecer mais sobre a gente? Nesta página, nós nos apresentamos. E aqui, falamos dos primeiros 15 anos de história.

09 Dia Internacional dos Povos Indígenas

Sabia que há povos indígenas, ou originários, fora do Brasil? Na Austrália, estão os aborígenes; no Canadá, os inuítes, ou esquimós; no Japão, os ainus; e há muito mais em todo o mundo! Que tal chamar seus estudantes para pesquisarem um pouco sobre o assunto?

Se quiser falar a respeito dos Povos Indígenas do Brasil, a dica é visitar nossa página especial sobre o tema.

12 Dia Nacional dos Direitos Humanos

Este é um tema que merece desde cedo estar em pauta na sala de aula. Afinal, para fazer valer um direito, é preciso saber que ele existe, e que é fruto da luta de gerações anteriores. Veja aqui o que já falamos sobre direitos, de um modo geral, e especificamente sobre direitos humanos.

11 Dia do Estudante

Quando o Dia do Professor se aproxima, sempre aparece aluno perguntando: “E Dia do Estudante, não tem?”. Tem, sim! E é em agosto. Nessa data, que tal apresentar à sua turma algumas estudantes que mudaram a vida de suas comunidades com ideias simples e força de vontade? Eles já podem ter ouvido falar de Malala Yousafzay e de Greta Thunberg, mas será que conhecem Catarina, do CatMat?

12 Dia Internacional da Juventude
24 Dia da Infância

As duas datas destacam períodos fundamentais na vida de todos nós – afinal, é quando começa a formação dos adultos que um dia seremos. Para garantir que brasileirinhas e brasileirinhos vivam essas etapas do desenvolvimento de forma segura e plena, há uma Lei especialmente criada para eles: o ECA. Se a sua turma ainda não conhece o Estatuto da Criança e do Adolescente, temos uma página especial cheinha de conteúdo sobre ele.

12 Dia Nacional das Artes
17 Dia Nacional do Patrimônio Cultural
22 Dia do Folclore

Três datas para falar de um dos nossos assuntos preferidos: a cultura brasileira! No dia 12, que tal apresentar aos seus alunos o talento de Tarsila do Amaral e Djanira? Vale a pena também saber mais sobre a Semana de Arte Moderna de 1922.

No dia 17, um bom tema a ser explorado é a preservação do patrimônio cultural. O assunto rende tanto que virou até revistinha.

Por fim, no dia 22, a melhor pedida é explicar o que significa folclore e relembrar nossos personagens preferidos!

23 Dia Internacional para Relembrar o Tráfico de Escravos e sua Abolição

Instituída pela ONU, a data faz referência a uma revolta de escravizados na região de Santo Domingo, onde hoje ficam Haiti e República Dominicana. A rebelião, ocorrida na madrugada de 22 para 23 de agosto de 1791, foi o estopim para diversos movimentos de erradicação da escravatura pelo mundo e do tráfico transatlântico de seres humanos.

Aproveite a oportunidade para promover uma reflexão sobre a escravidão no Brasil em sala de aula – o processo histórico que culminou na abolição da escravatura, o protagonismo de negros e negras na luta pela liberdade e o trabalho em condições análogas à escravidão, que infelizmente persiste até hoje.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos