Efemérides de julho

Chegamos ao mês de julho – e com ele, vem um merecido recesso. Aproveite bem essa oportunidade para descansar! E, para voltar com força total, venha dar uma olhada nas datas importantes que o mês nos reserva!

03 Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial
18 Dia Internacional de Nelson Mandela
25 Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
25 Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra

3 de julho de 1951 foi o dia em que se publicou a primeira lei contra o racismo no Brasil. Mas a luta de negras e negros por liberdade, igualdade e representatividade vem de muito antes – e continua nos dias atuais. Confira tudo que já escrevemos sobre o assunto em nossa página especial.

Além de várias sugestões de como abordar o tema discriminação racial em sala de aula, há muitos personagens que vale a pena conhecer. Inclusive a estrela do dia 25, Tereza de Benguela.

Não dá para falar de luta contra o racismo sem falar de Nelson Mandela. Contamos sua história inspiradora aqui.

08 Dia Nacional da Ciência e Dia Nacional do Pesquisador Científico
20 Primeira Viagem do Homem à Lua
22 Dia Mundial do Cérebro

Em julho há quatro datas especiais relacionadas à Ciência. As duas primeiras, no dia 8, foram definidas em homenagem à criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em 1948. Que tal aproveitá-las para apresentar à sua turma grandes cientistas brasileiros? No nosso portal, é possível conhecer nomes como Vital Brazil, Oswaldo Cruz, Carlos Chagas, Mayana Zatz e Bertha Lutz.

Vale a pena conhecer também uma das maiores aventuras da humanidade: a primeira viagem do homem à Lua!

E, já que dia 22 é o Dia do Cérebro, que tal apresentá-los à Suzana Herculano-Houzel, a neurocientista brasileira que está revolucionando tudo que se sabia sobre esse órgão tão complexo?

10 Dia Mundial da Lei

Pode não parecer, mas Lei é um assunto que todos devem conhecer – inclusive as crianças! Para apresentá-las ao tema, que tal começar com uma das nossas revistinhas? Clique aqui para acessar “Um mundo sem regras”. Quer mostrar à turma como nascem as leis? Clique aqui e confira nosso texto explicativo. Se quiser que eles se aprofundem mais um pouquinho, vale a pena conhecer as espécies legislativas.

13 Aniversário do ECA

Há mais de 30 anos, o Estatuto da Criança e do Adolescente resguarda a infância e a adolescência no Brasil. Clique aqui e veja tudo que já falamos sobre o assunto – tem cartilha ilustrada, trívia e até plano de aula.

17 Dia de Proteção às Florestas e Dia do Protetor de Florestas

O Dia de Proteção às Florestas é uma boa oportunidade de explorar os biomas terrestres brasileiros com a sua turma. Afinal, para defendê-los, é importante conhecê-los!

E o Protetor de Florestas, quem é? É o Curupira, um personagem do nosso folclore. Ele e muitas outras criaturas fantásticas podem ser conhecidos aqui.

25 Dia do Escritor

Nesse dia tão especial, que tal apresentar aos estudantes alguns dos grandes mestres da nossa Literatura? Confira a nossa página especial, Brasil das Letras!

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos